IP participa em dois simulacros de incêndios

Ferrovia
Rodovia
Segurança
  • Pombal
  • Pombal
  • Pombal

Realizaram-se dois importantes simulacros, um de incêndio rural na Nazaré e um de acidente ferroviário em Pombal, na Linha do Norte.

 


Simulacro de incêndio rural na Nazaré - FIREX’24


No dia 19 de Abril, realizou-se o exercício FIREX’24, no âmbito da preparação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para 2024, tendo o mesmo sido promovido pelo Comando Regional de Lisboa e Vale do Tejo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Este exercício decorreu no Município da Nazaré e envolveu mais de 400 operacionais, contando com a participação de Bombeiros de todas as Sub-Regiões da Região de Lisboa e Vale do Tejo. 

O exercício teve como objetivo testar a resposta operacional a uma ocorrência de incêndio rural, exercitando a interoperabilidade de recursos num teatro de operações complexo, no qual estiveram envolvidas várias entidades com especial dever de cooperação, entre as quais, a IP.

A IP foi acionada pelo Comando Sub-Regional do Oeste, através de contactos direcionados ao CCT - Centro de Controlo Operacional, ao CCO - Centro de Comano Operacional e ao Oficial de Ligação, tendo este sido convocado para o Posto de Comando. 

A 'ocorrência' teve início na proximidade da EN242 e evoluiu na direção da Linha do Oeste, entre Fanhais e Valado. Para o efeito, foi necessário acompanhamento no terreno por parte de Gestor Local de Emergência, tendo sido jogado um cenário no qual foi simulada a suspensão da circulação ferroviária em CPX - COMMAND POST EXERCISE.


Simulacro de acidente ferroviário na Linha do Norte


No dia  27 de abril, pelas 22:30 horas, a Infraestruturas de Portugal associou-se aos Serviços Municipais de Proteção Civil de Pombal  e de Leiria, num simulacro de acidente ferroviário na Linha do Norte, junto à Estação de Pombal. 

No exercício estiveram envolvidos agentes de proteção civil e entidades cooperantes de toda a região, nomeadamente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Corporações de bombeiros, Infraestruturas de Portugal, CP, MEDWAY, Polícia Judiciária, Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Câmara Municipal de Pombal, Agrupamentos de Escuteiros, Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, Guarda Nacional Republicana, Política de Segurança Pública e Força Especial de Proteção Civil.

O cenário de 'acidente ferroviário' entre uma composição da CP e outra da Medway, que 'continha mercadoria perigosa (Peróxido de Hidrogénio)', permitiu testar a capacidade de Comando Operacional, controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro, bem como treinar as estruturas operacionais da IP, CP e Medway para uma situação de acidente de elevada complexidade, envolvendo derrame de matérias perigosas.